Tal como o próprio nome indica, os discos de corte são discos próprios para o corte de diferentes tipos de materiais, desde metais, azulejos, pedras, entre outros. No entanto, é importante saber que para cada material existe um tipo de disco específico, destinado para uma determinada operação. Estes podem ser utilizados em máquinas portáteis, como por exemplo em serras mármores e em esmerilhadeiras.

Verifique de seguida os tipos de discos de corte existentes e quais as suas funcionalidades:

Disco de diamante

É o disco mais versátil e indicado para o corte da maioria dos materiais, oferecendo uma longa durabilidade e resultados precisos. Este tipo de disco é indicado para cortar a seco os pisos e revestimentos de mármore, cerâmica, telhas e alguns pisos de pedra natural.

Disco de corte para ferro fundido

Este disco é utilizado pelos setores de fundições em geral, uma vez que detêm uma altíssima qualidade para efetuar cortes precisos em diversos materiais de ferro fundido (bronze, latão, cobre).

Disco de cobre refratário

É o que mais utilização tem, na área da construção civil, visto que consegue cortar mármore, granito, pedra natural e artificial, cimento, telhas, entre outros materiais.

Disco de corte para aço inox

Este tipo de disco é utilizado nas serralharias, pois são capazes de cortar um metal que tem caraterísticas muito específicas e, consequentemente, complexo de ser cortado (aço inox).

Contudo, é fundamental o uso de equipamento de proteção individual, ao utilizar este tipo de equipamento, nomeadamente: óculos de proteção, luvas, protetor auditivo e roupa de proteção.